Postagens

Mostrando postagens de 2022

CONFRATERNIZAÇÃO

 Nos reunimos para finalizar o projeto que iniciou em outubro de 2020, o PIBID. Com isso, fizemos um lanche coletivo e nos encontramos pessoalmente, sendo um momento de despedida e descontração.

CONFECÇÃO DO BANNER

Nos foi passado o trabalho final do PIBID, que foi feito em cada subgrupo em forma de banner, fora o relatório final individual de cada um. No banner contêm todas as informações acerca do projeto que realizamos com a professora Dóris, do CEJA, com o módulo de matemática com a turma do EJA. 

AINDA ONLINE

 Hoje tivemos uma reunião acerca do relatório final e do produto final que iremos produzir, que é um caderno digital com todas as atividades que fizemos com a turma do CEJA, com o tema Gêneros Jornalísticos. Discutimos como iriamos e prosseguir e dividir o que cada um iria fazer para não ficar pesado para ninguém e ser entregue com a dedicação de todos e todas do nosso grupo.

PRIMEIRA REUNIÃO PRESENCIAL

 Não pude participar dessa reunião presencial porque me mudei para Marechal e seria inviável eu ficar lá após o horário das aulas. Mas me foi passado por uma das integrantes do meu subgrupo, Talita, que foi para a reunião a questão que ela comentou sobre o que estávamos tentando fazer em "sala de aula" que ainda ficamos dando aula pelo Whatsapp, mas conseguimos o interesse dos alunos, ainda mais porque tentamos ao máximo chamar a atenção deles com atividades interativas e que não requisesse muito trabalho já que a maioria trabalha devido a idade da turma. Depois de tudo o que fizemos, ficamos felizes que o nosso trabalho árduo teve reconhecimento, já que tivemos que fazer reuniões extras para ter ideias que deixasse os alunos envoltos no assunto da aula.

DESPEDIDA DA TURMA

Imagem
 Nessa aula tivemos uma discussão através da atividade sobre rotina, e os alunos participaram bastante, mais do que participaram nas outras atividades. Ficamos pouco tempo com essa turma e nunca nos encontramos pessoalmente, mas vimos que conseguimos ajudá-las a interagir um pouco mais. Como eles não se conheciam, passar trabalhos em grupo foi bem difícil, mas eles conseguiram conhecer um pouco tanto os pibidianos e a professora, quanto outros alunos. Abaixo estão alguns PRINTS de vídeos que editamos com as produções dos alunos, como a rotina, a entrevista e outros trabalhos que tentamos propor de um jeito que fosse flexível e os mantesse interessado. No começo foi bem difícil a interação porque tivemos que trabalhar pelo Whatsapp, mas depois de fazer um FORMS perguntando seus interesses, mudar o tema que estávamos trabalhando na outra turma que era CRÔNICAS e fazer várias reuniões, conseguimos finalmente alcançar nossos objetivos e posso dizer que concluímos o projeto com êxito, m...

DIAS FINAIS

 Nós tentamos propor diversas atividades que incluam tecnologias digitais para melhorar a forma de comunicação e o ensino dos alunos, incluindo prints ou aúdios, dependendo de como os alunos quisessem enviar. Fizemos um compilado de cada atividade, mostrando para eles em forma de vídeo todos os que produziram e eles ficaram muito felizes por estarem sendo notados e fomos recebendo cada vez mais atividades. Nessa reunião, que foi com o subgrupo, a professora estava nos passando a dificuldade que alguns alunos tiveram por não saberem nem mandar um aúdio pelo Whatsapp, o que ela ensinou rapidamente e o gênero rádio, que seria o depoimento dos alunos sobre seus gostos pessoais, para que eles se sintam acolhidos, mesmo que os pibidianos ficaram poucas aulas acompanhando os mesmos. Também combinamos de cada um utilizar do que eles responderam no questionário sobre seus gostos pessoais e o que gostariam de fazer para fazer um vídeo para cada aluno que participou das aulas para instigá-los...

ALAGOAS

 Nessa aula houve a apresentação do vídeo que fizemos com as produções que eles enviaram, depois teve a aula sobre publicidade e propaganda e os alunos enviaram fotos de onde gostariam de indicar para turistas que vinhessem para nosso estado, Alagoas.  A professora enviou um questionário realizado através do  Wordwall   sobre artistas alagoanos, ao fim , a professora pediu como tarefa de casa que eles registrassem suas rotinas nesse momento de pandemia, para mostrar como está o dia a dia, com suas dificuldades e problemas enfrentados.

SUCESSO

 Propomos ao alunos a introdução dos Gêneros jornalísticos, pedindo atividades em que eles mostrassem de exemplo reportagens, trazendo imagens e descrições acerca das mesmas. Após essa atividade, propomos que eles fizessem uma entrevista com três perguntas de sua escolha, com alguém que eles conhecessem, já que vimos que tivemos bastante retorno na atividade anterior, o que nos deixou bastante feliz. Estávamos tendo dificuldade na interação com os alunos porque são uma turma nova, pelo Whatsapp e EJA, com isso, quebramos bastante a cabeça para tentar achar soluções e parece que estamos conseguindo alcançar nosso objetivo, mantê-los interessados. Para próxima aula, pensamos em pedir uma atividade relacionada à propaganda com o tema "Turismo em Alagoas", trazendo também o tipo de linguagem presente nelas para citar de exemplo na aula. Também foi definido que nossa última aula com eles será dia 29/03 para nos dar tempo de fazer o relatório final do PIBID, o qual vamos terminar n...

ENTREVISTA

Hoje foi passado para os alunos o gênero entrevista, cada vez mais os alunos estão começando a interagir e a mandar atividades, nos deixando cada vez mais motivados para trazer mais conteúdos acerca da Língua Portuguesa e dos Gêneros Jornalísticos. Na aula passada havíamos feito um questionário para mostrar de exemplo e aproveitar para entrevistá-los para conhecê-los melhor, já que cada turma precisa de uma demanda diferente, tem pessoas diferentes e de níveis diferentes, mesmo estando no mesmo módulo. 

PERDIDOS

Fizemos uma reunião de urgência ontem para tentar planejar a aula de hoje, já que foi um dia atípico no calendário normal. Ainda não temos certeza de quando vamos voltar presencial, devido à reforma que a escola está realizando e estamos tentando buscar novas formas dos alunos interagirem, sem sucesso. Porque muitos trabalham e focam em seus trabalhos, deixando a gente em "sala de aula" sem muita interação. Com isso, ficamos frustados com tudo o que está acontecendo. Um pouco mais de um mês para o fim do PIBID e temos que entregar o trabalho final, e tentar ir ao menos um pouco para o presencial, já que está tudo voltando ao "normal". 

MÃOS ATADAS

 Nós, do grupo da Dóris estamos passando por um momento difícil em que cada subgrupo está passando por coisas diferentes, mas o nosso está com muitas dificuldades devido ao tipo de ensino que estamos tentando proporcionar mas não estamos conseguindo. Estamos fazendo reuniões longas, algumas até fora do dia que fazemos normalmente, para buscar melhores formas de atender as necessidades dos alunos, já que estamos fazendo pelo Whatsapp e não podemos mandar vídeos muito longos porque eles dizem que não tem memória, não podemos mandar links porque eles dizem que não tem 4G suficiente e nem textos grandes porque eles reclamam. Estamos em uma situação completamente nova, já que a outra turma em que estávamos era nono ano e agora estamos em uma de EJA modular,mudando também a plataforma que estávamos trabalhando, passando do Google Meet para o Whatsapp. Demos diversas ideias para a professora, mas a maioria que pensamos em trabalhar ela disse que já testaram anteriormente e não foi boa par...

APRESENTAÇÃO PARA NOSSA TERCEIRA TURMA

Estamos em contato com nossa terceira turma. Começamos na Escola Estadual Doutor Fernandes Lima com uma turma de nono ano com a maioria na faixa de idade correta, depois fomos para uma turma no CEJA de terceiro período, mas depois precisamos mudar de turma porque iria ter incompatibilidade de horários, começando hoje na terceira turma, Modular Matemática. São pessoas que estão no EJA também, mas hoje interagiram mais conosco do que a outra turma, mandamos nosso vídeo de apresentação que fizemos para conhecer a outra turma, e iniciamos o assunto Gêneros Jornalísticos. As questões da aula foram muito pertinentes, já que a professora Dóris trouxe questões relacionadas à pandemia e pediu para que eles fizessem um exemplo de reportagem trazendo uma imagem e a descrição da mesma para colocar em prática tudo aquilo que haviam aprendido em "sala de aula". Como a escola ainda está em reforma devido à demora das verbas chegarem para realizar a  mesma, não pudemos voltar presencialmente...

MUDANÇA DE PLANOS

 Hoje nos foi informado que precisaríamos mudar de turma por complicações de horários com a outra turma. Como a maioria do grupo estuda à tarde na UFAL, ficaria complicado acompanhar a turma em que estavámos porque talvez precisássemos ir dois dias, e como a aula deles também é à tarde, seria um choque de horários. Então mudamos da turma do terceiro período, que estava em dias de segunda à tarde para o EJA modular que está dia de terça à tarde. Também nos foi informado que o assunto mudou de crônicas, que era em um nível mais "básico" já que a turma não acompanhava tanto assim, para os gêneros jornalísticos.

VOLTANDO AO PRESENCIAL

 Tivemos uma reunião com a supervisora do nosso subgrupo, Dóris, em que falamos das opções que podemos usar para melhor interagir com os alunos até voltarmos para o presencial. Estamos vendo as possibilidades de mudança do dia da aula, e a complicação da maioria dos pibidianos do nosso grupo estudar à tarde e termos que dar aula à tarde. 

APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS COM AS NOVAS REALIDADES

 Reunião com o intuito de apresentar os novos projetos com as duas supervisoras novas e o continuamento do projeto da Mitia, a que supervisora que já estava ano passado, mas com outra turma. Cada uma apresentou sua forma de trabalho inicial, as apresentações dos pibidianos aos alunos, a não participação dos alunos, principalmente Whatsapp que não tem muito o controle de quem realmente está prestando atenção na aula, dificultando esse processo do aluno como protagonista da formação de seus próprios conhecimentos.  

DIA 21/03

 Segunda aula acompanhando a professora Dóris, que está passando crônica para os alunos. Muitos acham textos de dois parágrafos grandes, então ela decidiu dar esse assunto para facilitar o aprendizado deles. Como sempre, nessa turma, Júnior é o aluno que se destaca participando mais, tendo outro(a) aluno(a) também participando mas de um jeito difícil de identificar porque seu nome no Whatsapp ( por onde são realizadas as aulas) é um emoji amarelo com corações nos olhos em vez de seu próprio nome. 

MUDANÇAS

Conversamos acerca do plano de aula que vamos dar para os alunos do CEJA. O projeto está vindo de uma nova maneira nesse começo de ano, nova supervisora, novo colégio, nova turma, fim de projeto.. Tudo está vindo de uma forma diferente e a nossa reunião, que era dia de segunda, mudou para sexta, em que conversamos com a supervisora sobre o planejamento de aula e sobre o que devemos fazer como PIBIDIANOS dentro do projeto que está em seu encerramento. 

FEEDBACKS

 Reunião com todos do PIBID sobre as ações que realizamos no projeto. Falamos sobre o relatório final e sobre o que achamos do período em que estamos no pibid. Ficamos sabendo que o nosso contrato vai acabar dia 27 de abril e no próximo está sendo analisado um aumento, porque devido à inflação o dinheiro que ganhamos não tem a mesma funcionalidade que tinha há alguns anos atrás. Muitas discussões foram colocadas em pauta, como cada escola só podendo participar uma vez do pibid, ou as dificuldades que teremos que enfrentar agora com nosso salário atual e o retorno presencial.

PRIMEIRO CONTATO COM O CEJA

 Primeiro contato com as aulas pelo Whatsapp. Tive dificuldade de acompanhar pela mudança de formato, já que com a outra supervisora nós apresentávamos pelo Meet. Cada pibidiano do meu subgrupo mandou um vídeo se apresentando, dizendo seu nome, do que gostava, curso que fazia e a idade. Nesse primeiro momento, quem interagiu bastante foi o Júnior, um dos alunos da turma. A proposta de trabalhar com adultos no CEJA também está sendo bem diferente, já que a turma da outra escola era do nono ano. Então a dinâmica mudou, "o público alvo", então a forma de trabalhar também muda, já que adolescentes conhecem mais (muitas vezes) as mídias atuais, como a proposta do instagram que fizemos com eles.

PRIMEIRA REUNIÃO

 Hoje tivemos nossa primeira reunião com a nova supervisora Dóris, que irá nos apoiar até o final do projeto. Vamos mudar de escola e de horário, já que vamos passar de uma turma com faixa etária de 14/15 anos de nono ano para uma turma fora de faixa de EJA modular no CEJA. Mudamos também o dia da reunião com o subgrupo, que passou de segunda para sexta no mesmo horário.

Desafios Impostos pela Pandemia para a Formação dos Profissionais da Educação

 Hoje não tivemos reunião do PIBID, mas houve essa palestra no Youtube, na qual foram citadas as dificuldades gerais durante a pandemia, não somente as referentes à educação. A palestrante, Bernadete Gatti, que tem diversas formações, falou a realidade da pandemia, como as dificuldades interacionais entre as famílias que ficaram sempre juntas em casa no começo da pandemia e entre amigos, que ficaram muito tempo sem se ver. Ela citou a importância da pesquisa na formação acadêmica e das novas formas de ensino, observando os tipos de alunos e adaptando cada vez mais as aulas para impactá-los e tornar relevantes as aulas, incentivando-os nessa busca do próprio conhecimento.

WEBJORNAL

      A professora Mítia mostrou uma oficina jornalística que foi realizada em 2011, em que os alunos se juntaram para fazer reportagens, através de um WEB JORNAL. Nos foi apresentado o cronograma das atividades para realização desse trabalho e como considerações finais, têm-se o uso de metodologias ativas como exemplo: " Observando que o trabalho de ensino torna-se mais atraente quando os educandos são convidados a participar do processo de ensino e aprendizagem", levando-nos a considerar essa quebra do ensino tradicional em que o professor é o centro, transformando o aluno em agente da própria formação do conhecimento. Ela contou um relato de um aluno que estava tendo dificuldade para escolher um livro, porque ele nunca havia lido um, e depois que começou a ler, mesmo com dificuldade, ele foi se envolvendo no livro e entrando de cabeça na história. 

INÍCIO DAS OFICINAS

     Discussão do modelo das oficinas pela supervisoras Andrea e Alessandra. Ouvimos um podcast e falamos sobre o retorno às aulas, que podem ser presenciais, dependendo de como as novas variantes andarão. Um roteiro foi passado acerca das oficinas que iremos produzir, tanto os pibidianos quanto os professores supervisores de grupos, para os alunos em sala de aula. A proposta pedagógica é uma leitura e produção de textos, incluindo os literários, que envolvam o diálogo entre diferentes linguagens, dividindo os alunos em grupos e fazendo playlist comentadas com a turma para dar espaço ao aluno e ajudá-lo na construção de seu próprio conhecimento. 

RETORNO DAS REUNIÕES E NOVAS SUPERVISORAS

      A problemática dentro do PIBID da diferença da educação tradicional para os métodos inovadores que tentamos adquirir para incentivar os alunos, através dos Multiletramentos e das plataformas digitais para desenvolver o conhecimento dos alunos ainda mais nesse tempo de pandemia em que houve muitos desistentes com muitas dificuldades de internet, em que não conseguiam entrar em sala de aula pelo Meet ou até mesmo pelo Whatsapp devido a quantidade indevida de aparelhos em relação às pessoas que estariam usando na mesma casa. Com a nova variante e o novo surto de COVID e GRIPE, a UFAL (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS), decidiu não ter previsão para volta às aulas presenciais, dificultando também as aulas em que estaríamos indo presencialmente com os alunos, e com os as escolas paralizadas, para dar andamento ao PIBID, foram propostas oficinas para esse final de projeto de pesquisa em que estamos desde o final de 2020. 

Últimos meses do PIBID e um novo ano que se começa

       Voltamos hoje com as reuniões, ainda onlines, do PIBID ( Programa de Iniciação à docência), com a presença da professora Doris de Lima, que falou sobre as dificuldades da escola após auxiliarem pessoas em questão de vulnerabilidade social que deixaram a escola em situações precárias levando muitas coisas que havia por lá. As aulas dadas pelo Whatsapp pela falta de internet para entrar no Google Meet, Avaliação diagnóstica e Sequências didáticas e roteiros de estudos para auxiliar esses estudantes em sua jornada de estudos já que não está havendo aulas presenciais. Depois tivemos Livia Soares, que falou das dificuldades com a turma de terceiro ano de ensino médio que estavam prestes a fazerem o ENEM e o quanto a professora os incentivou, imprimindo suas redações e fazendo um desafio de fazer uma redação por dia faltando pouco tempo para a prova e o quanto ela ficou surpresa com a quantidade de respostas positivas dos alunos. Foi falado também quando irá se ence...