Postagens

Mostrando postagens de 2021

UMA DESPEDIDA...

 Hoje foi a última vez que entramos com os alunos em sala. Planejamos um momento lindo, passando a retrospectiva de todas as atividades vividas, como os assuntos, entrevistas, aulas e atividades realizadas pelos pibidianos.. Infelizmente, não conseguimos entrar em uma última aula com os alunos pelo Google Meet e tivemos que improvisar postando os slides que havíamos programado e fazendo uma ligação rápida pelo Whatsapp. Fizemos sorteios de livros que tinhamos mandado para a professora Socorro e nos despedimos assim, sem ter acesso à internet na escola devido ao não pagamento da mesma, tendo que usar o 4G roteado para nos comunicarmos pela última vez.  Devido à pandemia não nos conhecemos pessoalmente e aos alunos também não, o que nos deu uma perspectiva diferente dos outros PIBIDs anteriores.  O nosso instagram, @escolaecotidiano, foi utilizado para melhorar a relação com os alunos e nos auxiliar também na gincana, que teve bastante interação dos alunos. Link do instagra...

ÚLTIMA REUNIÃO COM A SUPERVISORA SOCORRO

 Infelizmente, a professora Socorro vai nos deixar. Ela, que nos ajudou muito, não será mais nossa supervisora. Ontem, fizemos nossa última reunião para encerrar esse ciclo e finalizar a gincana. Falamos acerca do que faremos na sexta (10/12) que no primeiro momento entraremos em cunho de despedida e agradecimento, tanto com a professora Socorro, quanto com os alunos que nos ajudaram tanto nessa caminhada, mesmo que de forma remota. Nós, pibidianos, vivenciamos de forma diferente dos outros PIBIDs anteriores, mas foi tão intenso quanto. Fizemos paralisação, aula online, dinâmicas, e  nos ajudamos a construir conhecimentos, tanto os alunos, quanto nossa professora.

ATRASO DAS BOLSAS

 Reunião geral do Pibid que teve como assunto a volta oficial e as reuniões em que foram discutidas as bolsas que estavam atrasadas e o descaso com os responsáveis das mesmas. O PIBID, que está previsto para ser de Novembro de 2020 até Abril de 2022 ( 1 ano e 5 meses), estava com o contrato de bolsas mensais e até então com os pagamentos todos em dia, mas devido a uma lei que teria que ser aprovada, foram "atrasadas por alguns dias", deixando os bolsistas do PIBID ( PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) E PRP ( PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA) com os pagamentos de setembro e outubro atrasados.

PARALISAÇÃO

Volta das reuniões do PIBID do subgrupo que tem como supervisora a Professora Socorro, após dois meses sem receber a bolsa e mais de um mês de paralisação. A reunião foi feita rapidamente para nos atualizar acerca dos segmentos do calendário das turmas que estamos acompanhando e sobre o que perdemos durante o tempo que estávamos sem trabalhar.

QUANDO?

Até quando iremos viver nessa insegurança de quando vamos receber, se vamos receber ou quanto vamos receber? O valor da bolsa não é aumentado há anos, o que gera desvalorização da pesquisa e até do projeto. Sabendo que muitas pessoas dependem desse valor para se sustentar, ou até mesmo pagar a Internet para continuar dentro do projeto, os fatores citados são um descaso com as pessoas que levam a sério a vida de discente e docente. O projeto tem como objetivo a pesquisa para nos auxiliar quando formos docentes, mas a falta de incentivo nos deixa muito tristes e até revoltados. Muitas pessoas não querem embarcar nesse projeto porque precisam de um emprego (muitas vezes em outras áreas) que paguem mais para sustentá-las, o que, de alguma forma, prejudica sua caminhada como estudante e como profissional da área no futuro.

INSEGURANÇAS

Estamos inseguros quanto à volta do PIBID, estamos em paralisação e não sabemos ao certo se realmente vamos receber a bolsa até o final do contrato que está previsto para abril de 2022. Com isso, nos deixa desmotivados para continuar e mexe mais ainda com a nossa saúde mental que já está muito abalada, devido à pandemia e parentes que foram perdidos ou contaminados pela COVID19. O corte das bolsas e a falta de investimento na universidade federal está cada vez mais presente, sucateando-a e impedindo a volta presencial. A falta de previsão de volta está nos desmotivando e, provavelmente, teremos que seguir até o final do projeto, que teve início em outubro de 2020, de forma remota, o que será prejudicial em nossa vida docente. 

ATRASO E PARALISAÇÃO

 Reunião acerca da paralisação, porque os PIBIDIANOS e os de RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA estão sem receber desde o começo de outubro. Nos foi dito que a bolsa atrasaria alguns dias para aprovação de uma lei, mas acabou que atrasou por mais que isso, nos deixando na mão e descumprindo o contrato de pagamento da bolsa por mais ou menos um ano e meio.  

RANKING PARCIAL DA GINCANA DOS NONOS ANOS

 Divulgação do ranking parcial das turmas separadas em 9M01 e 9M02, leitura do conto escolhido pelos alunos através de votação e a divulgação dos contos para outras turmas através de QR code para incentivar a leitura.

ATIVIDADES DA GINCANA DOS NONOS ANOS

 Reunião para falar acerca do andamento dos grupos da gincana, interação dos mesmos no instagram e no grupo do Whatsapp como um todo e como estava a realização das atividades do primeiro desafio da gincana. 

MESA REDONDA

 Evento mesa redonda com os subprojetos de Física, Pedagogia, Português e Biologia, discussão acerca da relação dos pibidianos com seus supervisores e a apresentação dos trabalhos de cada subprojeto que foram e estão sendo realizados. 

FALTA DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS

 Reunião que foi adiantada para curtimos o feriado do dia 12, discutimos sobre a falta de participação dos alunos, muitos nem respondendo nos grupos de whatsapp, nem interagindo pelo instagram, e depois definimos acerca da próxima aula, quem iria apresentar a atividade proposta e quem iria apresentar um relatório parcial das pontuações acerca da gincana até o momento. 

INCLUSÃO

 Reunião em que foram decididos os monitores da gincana e foi falado os problemas de inclusão passados pelos alunos da escola e as dificuldades de lidar com os mesmos, sabendo ter empatia com cada caso. 

ENSINO HÍBRIDO

 Hoje pela manhã entramos em sala de aula com os alunos novamente ( Nós do Pibid todos pelo meet), metade em sala de aula presencialmente e o restante da turma pelo Meet porque estão em ensino híbrido. Com isso, apresentamos a gincana literária que estamos propondo e eles gostaram bastante. A turma A ( 9M01) interagiu bem menos que a turma B (9M02), que já começou a montar os grupos e a propor novas ideias. Fizemos um formulário para eles votarem nos contos que viram em um PDF que enviamos e slides com todos os tipos de contos e suas definições, exemplos e estruturas. Já pela noite (reunião das 17h) tivemos a nossa reunião em que definimos os últimos detalhes para enviar esses arquivos ( Formulário e Slides com PDF dos contos) na quarta-feira, em que a professora responsável (Maria Socorro) iria pegar a relação dos grupos formados em sala de aula.

APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DOS SUBGRUPOS

 Na reunião de hoje, que foi com o grupo geral (coordenadores e todos os subgrupos), os subgrupos apresentaram acerca das atividades realizadas com os alunos em sala de aula. O meu grupo, que tem como supervisora a professora Socorro, falou dos projetos realizados por nós e as aulas com os alunos do nono ano. O nosso Instagram, que está cada vez mais com interação dos alunos, principalmente agora que vamos fazer a proposta de gincana para os alunos.

ABALO GERAL

 A reunião de hoje foi uma abertura acerca dos problemas enfrentados tanto após a volta das aulas presenciais pelos pibidianos quanto pela professora tanto pelos problemas enfrentados entre os bolsistas. Com isso, nós nos abrimos, todos com o psicológico abalado porque a pandemia mexeu com todos nós, nos afastando com a doença de um pibidiano, o que nos abalou bastante, e o fato de nunca termos nos visto pessoalmente por causa desses tempos tão diferentes em que estamos vivendo. A maioria falou dos problemas que estão passando e da dificuldade que esse tempo remoto nos proporcionou com a volta das aulas presenciais e o nosso distanciamento dos alunos por não ter internet suficiente para entrarmos em contato com os mesmos pelo Google Meet e o fato de não podermos entrarmos presencialmente porque não tomamos a primeira dose da vacina antes para conseguirmos tomar a segunda agora e voltarmos para fazer ao menos uma pequena parte do pibid presencial. 

VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS

 Na reunião geral, discutimos acerca das problemáticas envolvidas na volta às aulas presenciais e houve o prevalecimento da fala dos professores e coordenadores. Com isso, gerou várias reflexões sobre a volta ao presencial ter regredido no tempo já que muitas escolas nem pegam internet direito e todas as atividades em período remoto eram interativas e utilizavam métodos através de redes sociais e sites, por exemplo. A regressão de atividades que eram interessantes para eles para livro, caneta, papel e quadro de giz, é um ponto negativo da volta às aulas presenciais porque vimos o quanto a educação não é valorizada e atualizada.

PROBLEMAS COM A INTERNET

Na reunião foram discutidos modos que nós, pibidianos, poderíamos participar em sala de aula com os alunos já que a internet da escola não pega na sala em que a professora dá aula. Pensamos em fazer lives de revisão, ou até mesmo fazer reels e IGTVs interativos com os alunos, para instigá-los a também postar no instagram que fizemos para eles @escolaecotidiano. Esse problema da internet na escola nos levou à regressão, mas estamos tentando lutar contra a mesma e incentivar os alunos a querer produzir conhecimento.

REGRESSO

 Na reunião de hoje, que foi com os coordenadores gerais e todos os subgrupos, falamos acerca da problemática da volta às aulas presenciais, com o regresso das atividades no Google Forms, Quizzes e atividades interativas à volta de não ter internet que seja rápida na escola inteira, voltando assim ao passado de escrever, muitas vezes, em quadros de giz. Esse problema foi citado principalmente em escolas públicas, em que os alunos conheceram outras formas de conhecimento e atividades e agora tem que voltar para o papel, regredindo. Com isso, muitos podem acabar se desmotivando e demorando a se acostumar com a antiga realidade que os cercava.

NOVOS PIBIDIANOS

 Na reunião de hoje, com o subgrupo da professora Socorro, tivemos a adição de um novato, Evandro, que ficou no lugar de outra bolsista que se tornou colaboradora. Discutimos a logística das aulas híbridas (online e presencial), como seria nossa participação, nossa interação com os alunos. Decidimos fazer lives com eles acerca do conteúdo para incetivá-los nessa construção de conhecimento e também nos deixar ajudá-los de alguma forma como discentes (professores em formação). 

OFICINA LITERÁRIA

 Na aula de hoje falamos acerca dos versos, mostramos um slide para os alunos e tivemos bastante interação dos alunos na oficina que fizemos de produção em um mural acerca das volta às aulas presenciais. Tivemos uma situação de um dos alunos que copiou e colou da internet, mas explicamos que plágio é crime e que não poderia fazer isso sem colocar o real autor, sendo a proposta eles mesmos produzirem alguma reflexão acerca do tema que passamos com subtemas como ansiedade, tempo e rotina que demos de exemplo.

ESCRITOS DOS ALUNOS

 Hoje tivemos uma reunião para discutir novamente acerca da aula de amanhã. Decidimos fazer uma oficina em aula síncrona para incentivar os alunos a escrever sobre seus sentimentos com a volta das aulas presenciais e sobre a pandemia. Espero que eles interajam bastante e queiram falar sobre esses assuntos com os subtemas que damos de exemplo na aula passada, aquela que fizemos a roleta ou até a da entrevista com a psicóloga que falamos sobre saúde mental, desemprego e outros temas relacionados à pandemia.

AULAS PRESENCIAIS?

 A reunião de hoje foi acerca das incógnitas relacionadas à volta às aulas presenciais e as problemáticas que giram em torno disso, como planejamento de aula e retorno dos alunos. Tivemos uma discussão sobre a participação dos alunos e dos pibidianos junto com eles, para tentar motivá-los muito mais e mostrá-los que o estudo abre portas.

SAÚDE MENTAL

 A aula de hoje foi bem interessante, mesmo tendo um imprevisto em que a psicóloga tia de uma das alunas não pôde comparecer por motivos pessoais, mas conseguimos contornar a situação e falar acerca dos temas que preparamos na roleta e juntar com as olimpíadas, citando a ginasta Simone Biles, que desistiu de competir porque estava mal mentalmente.

REUNIÃO PARA PRÓXIMA AULA

 Hoje tivemos uma reunião acerca da aula de quarta-feira, em que iremos finalizar a conversa com a psicóloga tia de uma das alunas e fazer uma dinâmica com vários temas em uma roleta juntamente com a prova de recuperação e aula de recuperação no final.

RELATÓRIO PIBID

 Na reunião de hoje discutimos acerca das aulas e do relatório do pibid que devemos fazer, a quantidade de dúvidas que tivemos fazendo-o. Essa foi entre o subgrupo com orientadora Socorro, falando também que nessa quarta, 28/07, não teríamos aula com os alunos porque eles teriam prova e sobre a interação deles em sala de aula na entrevista.

FINALIZAÇÃO DA ENTREVISTA

Na reunião de hoje, que foi feita com o subgrupo que tem como orientadora a professora Socorro, falamos sobre a aula passada e decidimos chamar novamente a psicóloga que entrevistamos junto com os alunos porque não conseguimos finalizar as perguntas dos quatro grupos que fizemos com ela. As perguntas, que foram feitas pelos alunos, foram bem pertinentes para o aprendizado do gênero entrevista que estamos estudando com eles e também para falar sobre a pandemia.

SOBRE A REVISTA E-COTIDIANO

 A reunião de hoje foi com os coordenadores e com os outros subgrupos. A apresentação do que foi tratado em aula foi dada pelo meu subgrupo, que tem como responsável a professora Socorro. Falamos acerca dos gêneros que apresentamos aos alunos, Entrevista e Publicidade, e sobre o Instagram que nós fizemos para publicações dos mesmos e das produções em sala de aula. Para montar o Instagram, fizemos um Google Forms com diversas opções para eles escolherem o melhor design da revista.

DESEMPREGO NA PANDEMIA

 A aula de hoje foi incrível! Os alunos interagiram com a psicóloga e discutimos bastante acerca dos temas dos grupos! No meu grupo, que teve como tema Desemprego na pandemia, os alunos perguntaram bastante acerca dos empregos informais, e cada grupo fez três perguntas para a palestrante. Essas perguntas abaixo foram montadas pelo meu grupo: 1- O que acontece após o desemprego? 2- Como ficar bem psicologicamente nesse período de desemprego? 3- Quais empregos as pessoas procuram após serem demitidas?

ENTREVISTA COM A PSICÓLOGA

 A reunião de hoje falamos sobre o planejamento de aula, em que vamos chamar uma psicóloga, tia de uma das alunas, para fazer uma palestra e responder as perguntas feitas pelos alunos que vão ser divididos em quatro duplas, cada um com um tema: Saúde mental, Rotina na pandemia, O uso das redes sociais no seu dia a dia e Desemprego na pandemia. Espero que dê tudo certo e que eles interajam bastante, mesmo que não liguem as camêras, que eles falem ao menos no chat.

RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS

 A aula de hoje foi o retorno com os alunos em sala. Falamos sobre entrevista e foi bem interativa. Os alunos gostaram bastante do tema, mostramos vários vídeos e passamos atividades, como um Google forms sobre o assunto e uma produção do gênero em questão. Tivemos uma quantidade de alunos conectados e interagindo considerável, melhor do que nas primeiras aulas, o que me deixou muito feliz, levando em consideração o tempo em que estamos vivendo.

FALTA DE INCLUSÃO DIGITAL

 Como foi citado na postagem do dia 14 de junho, vou falar sobre o outro vídeo que nos foi passado pela professora responsável pelo meu subgrupo, Socorro. O vídeo, com título: " Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital", tem presença de: Profa. Dra. Maria Jacy, Maria Clara e Dra Fabia Magali. Foram discutidos diversos aspectos da tecnologia na educação, das adaptações que os professores tiveram que fazer nesse tempo remoto e dos diferentes gêneros existentes no mundo virtual. Teve também uma discussão acerca da defesa de mestrado que não continha uma intérprete por não terem conseguido uma, e da falta de inclusão que essa falta causou, sendo um problema enorme. Falou também do crescimento tanto de uma professora quanto de uma aluna que tiveram contato com o Pibid ( Programa de iniciação à docência), citando suas experiências com o projeto e os pontos positivos acerca do mesmo.

ASPECTOS DO TEXTO

 No recesso, vimos duas palestras acerca da língua portuguesa, mas nesse post eu irei falar somente do primeiro vídeo, que tem como título: "Língua, texto e ensino: motivações e perspectivas para prática docente". A palestra foi dada pela Profa. Dra. Irandé Antunes da UFPE, que citou "o texto abre as portas para o inusitado, para o mundo invadir a sala de aula, para os acontecimentos conduzirem a reflexão", explicando que o texto demanda muito mais do que só o conhecimento gramatical, tem que saber os diversos aspectos referentes a totalidade da língua e de conhecimento de mundo. Falou também da falta de outros aspectos da língua portuguesa em sala de aula, porque focam somente na gramática, sem refletir sobre os mesmos.

PRODUÇÃO DE PUBLICIDADE COM OS ALUNOS

       Hoje tivemos uma aula muito interativa. Fizemos uma aula dividindo a turma em três grupos e tiveram mais alunos hoje. A maioria participou da produção do que estávamos propondo. Expomos uma situação problema e perguntamos a eles como deveríamos colocar o título, se era uma publicidade e uma propaganda. Dois grupos fizeram uma publicidade, um sobre um filme e outro sobre um carro usado, e outro fez uma propaganda acerca do envenenamento de animais para a  conscientização de que é crime. Os alunos adoraram essa interação e participaram bastante, dando ideias, ajudando a apresentar os trabalhos.. 

POUCAS RESPOSTAS NO FORMS

       Na reunião de hoje, que foi com o subgrupo que tem como supervisora professora Socorro, que ministra na Escola Estadual Doutor Fernandes Lima, falamos sobre o recesso, sobre as divisões de atividades e nas notas que foram atribuídas aos alunos nas atividades passadas. Cada vez mais os alunos estão interagindo mais nas aulas síncronas pelo Google Meet, mas a quantidade de respostas no Google Forms e das produções para a revista digital ainda não foi satisfatória, levando em consideração que são duas turmas e nem metade de uma fez as duas atividades. Levando isso em consideração, decidimos ajudá-los a fazer as produções dividindo a turma em três grupos e dando situações problemas para a produção do gênero Publicidade x Propaganda. Dividimos os pibidianos em três duplas e estamos nos revezando nas aulas com os alunos para também termos um tempo de descanso porque a escola só vai parar no final do mês de junho, perto de quando começamos o outro período na UFAL....

DISCUSSÃO DOS SUBGRUPOS

      Hoje tivemos uma reunião com todos os subgrupos em que discutimos acerca do recesso, e diversos outros assuntos acerca da dificuldade das aulas online e da diferença para os outros pibids que foram realizados antes da pandemia. Falamos sobre o que cada grupo está discutindo em sala de aula e alguns grupos apresentaram. 

AULA PELOS PIBIDIANOS

       Hoje tivemos a primeira aula que foi planejada e dada pelos pibidianos. Como primeira dupla, apresentamos acerca de propaganda, publicidade  e classificados. Nós propomos para os alunos a produção de um dos temas apresentados e uma atividade no Google Form acerca dos mesmos. Lançamos a revista digital no instagram @escolaecotidiano, que será usada para mostrar os trabalhos dos alunos que eles querem mostrar e o que pedimos pra eles produzirem também.

PROPOSTAS DE AULA

       Na reunião de hoje, cada dupla apresentou sua proposta de aula para a supervisora do subgrupo, Socorro. A minha dupla está trabalhando com classificados e poema, ficando para semana que vem os classificados porque queremos trabalhar sobre o São João e seus produtos como bolo de milho, sobre os produtos vendidos na comunidade e algumas atividades relacionadas ao gênero. Fizemos um roteiro de aula, duas atividades no Google Forms para cada gênero,um para a produção do classificado, um para a produção do poema e mais dois para  responder as perguntas referentes ao slide que eu produzi sobre os gêneros.

REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO

 Na reunião de hoje foram apresentadas novamente as propostas de cada subgrupo, como andam as atividades de cada um e como estão a interação dos alunos. Ao meu ver, estamos cada vez mais imersos nesse mundo tão lindo que é a educação, misturando com as novas tecnologias para otimizar o nosso tempo e o aprendizado dos alunos. O uso das redes sociais e das plataformas digitais, como Google Meet, Whatsapp, Instagram e outras que usamos para edição de imagens, auxiliam na demonstração do conteúdo para ajudá-los na eficiente formação do conhecimento.

DIVISÃO EM DUPLAS

 A reunião de hoje foi com o meu subgrupo juntamente com minha supervisora, Socorro. Começamos a falar sobre os planejamentos de aula e nos dividimos em duplas para trabalharmos com dois gêneros cada. Eu e minha dupla ficamos com poesia/poema e classificados, dividindo cada grupo por temas e por gêneros. Estamos tentando de tudo para aumentar o engajamento dos alunos acerca das aulas pelo Google Meet e respostas das atividades também. Eles estão participando mais das aulas síncronas, mas mesmo assim ainda se importam mais com a contagem de pontos, tanto que uma das alunas perguntou se valia ponto interagir nas aulas, do que com a aprendizagem em si, fazendo isso um desafio.  

REVISTA DIGITAL

      Na reunião de hoje, houve a apresentação do que cada subgrupo estava apresentando para suas turmas. O meu subgrupo decidiu fazer uma revista digital com o universo geek ( músicas, filmes, séries..) para incentivá-los a aprender. Já outros grupos fizeram coisas diversas como fazer um instagram e colocar nos stories enquetes para os alunos responderem e revisarem o assunto ao mesmo tempo. Com isso, pode-se dizer que todos os subgrupos estão, do seu jeito, tentando levar os conteúdos aos alunos do melhor jeito possível, tornando nossa experiência como pibidianos cada vez melhor. 

JORNAL X REVISTA

       A aula de hoje, apesar de ter tido um imprevisto, deu tudo certo. Conseguimos interagir bem com os alunos e eles gostaram bastante tanto do roteiro, quanto da proposta que levamos, Jornal X Revista. Cada um escolheu o tema que queria colaborar para a nossa revista digital e interagiram bastante na aula, só que, em sua maioria, pelo chat. Essa aceitação e toda a preparação foram incríveis, mesmo com o nervosismo e os dias de trabalho que tivemos quebrando a cabeça para tentar fazer o melhor para eles compreenderem o assunto. 

ESCOLHA DOS ALUNOS

       Nessa reunião discutimos o roteiro dessa semana que vai ser apresentando na quarta-feira, 28/04. Nós pretendemos falar sobre os gêneros Revista X Jornal, deixando-os escolher qual gêneros querem trabalhar, para incentivá-los a querer aprender sobre eles, fazendo mais aulas interativas e dinâmicas, construindo seus conhecimentos de modos diferentes e eficazes, sem aquele "decoreba". Montamos um roteiro para mandar pros grupos e um slide explicando alguns gêneros e também pretendemos interagir com eles, dando dicas de canais no Youtube, animes, filmes.. para eles também se abrirem mais conosco. 

NOVOS MÉTODOS

      A reunião com a supervisora tiveram diversas discussões acerca da ideia de fazer uma revista digital, pegando as referências dos gostos deles para ajudar a incentivá-los a querer participar da aula. Falamos sobre a reunião que tivemos na escola com os professores porque alguns alunos não conseguiram participar devido ao horário. Estamos tentando de tudo para fazê-los entender  o assunto através de métodos cada vez melhores e mais da "geração" dele, em que eles participem mostrando o que gostam de fazer e também aprendam o assunto sem ter a desculpa de que estão tendo uma aula monótona. 

CAOS EM SALA

       Tivemos uma reunião com os professores da escola e nos foram passados diversos aspectos novos que temos que seguir, como por exemplo o aumento da carga horária, que antes era uma aula na quarta-feira, das 7:30 às 8:30, A gravação das aulas para evitar o que aconteceu na primeira aula que os pibidianos tentaram entrar, o hackeamento da sala e o caos instaurado por alguém que ainda não foi totalmente descoberto, começar a fazer chamada nos primeiros 20 minutos iniciais, que também vai ser o tempo que o aluno pode entrar na sala de aula no Google Meet senão será proibido de entrar. 

FALHAS

      Hoje tivemos uma reunião que falou sobre as falhas do período remoto relacionados ao tempo "normal". Depois houve as apresentações das supervisoras e seus pibidianos que falaram sobre seus projetos para melhorar a educação e ajudar  nos planejamentos de aula e correções de atividades. Surgiram diversos comentários positivos acerca das turmas que estamos observando e dos retornos que estamos recebendo com a ligação das câmeras e interação da turma nas aulas. 

LINGUAGENS

      Hoje tivemos uma aula com os alunos do nono ano do colégio estadual Dr. Fernandes Lima, em que foram discutidos diversos assuntos como a linguagem verbal, não verbal e mista, e foram dados diversos exemplos para mostrar os tipos de linguagem na prática como: reportagem, poema e tirinha. Também foi proposto aos alunos a leitura de um artigo, um conto e uma história em quadrinhos (HQ), gêneros que foram sugeridos por eles durante as aulas.

AULAS INTERATIVAS?

       A reunião de hoje, como sempre, foi bastante interativa e surgiram diversas ideias para entregar aulas cada vez melhores para os alunos, em que eles se identifiquem e se interessem. Houve também a cobrança dos planos de ação, discussão sobre os roteiros da aula a partir dos gêneros que eles nos falaram, como anime, mangá e histórias em quadrinhos. Espero que possamos levar cada vez mais a leitura para a vida deles, para que eles possam gostar do que estão fazendo, e não só ler por obrigação.

CONHECENDO-OS

 Hoje tivemos outra aula com os alunos do nono ano da Escola Estadual Doutor Fernandes Lima, fizemos uma dinâmica para tentar conhecê-los melhor, fazendo perguntas relacionadas a seus gostos. Houve também a cobrança de atividades por parte da professora e a pergunta de um dos participantes do PIBID sobre os livros que eles mais gostavam. Grande parte da turma disse que gostava de ler Mangás ( Histórias em quadrinhos orientais) e assistir Animes ( Desenhos animados orientais), fazendo uma boa interação entre os alunos do nono ano, da professora e dos alunos participantes do PIBID. Depois, houve a explicação do assunto: "causa X consequência" em um texto, dando vários exemplos para melhor entendimento dos alunos.

DIVISÃO DE TAREFAS

 Hoje tivemos uma reunião com a supervisora, Socorro. Nela, dividimos as atividades dos alunos do nono ano entre os participantes do PIBID, uns vão fazer uma dinâmica, outros vão ajudar a corrigir as atividades e outros vão ficar responsáveis pela próxima. Falamos também da melhor forma que poderíamos fazê-los se abrir nesse tempo e falar sobre o que estão passando e também introduzir o tema de tecnologia e redes sociais de forma que eles se interessem. 

DIÁRIO PIBIDIANO

      Na reunião de hoje, discutimos sobre as postagens no blog, datas e tipos de escrita, também sobre a quantidade de horas ( 12 horas) para serem cumpridas no cronograma semanal e as nossas atividades enquanto pibidianos de leitura, pesquisa, leitura e observação. Foram tiradas várias dúvidas acerca do plano de ação, do que devemos colocar e nos foi passado um vídeo com o tema: " A escola e as práticas de linguagem contemporâneas.", que fala sobre os letramentos, o novo principalmente, que utiliza as tecnologias, tem um processo mais colaborativo, menos hierárquico, que o professor e o aluno trabalham juntos para produzir conhecimento, não somente para depositar saberes nos alunos e fazê-los decorar o que vai cair na prova.

PRIMEIRO CONTATO

      Primeira aula de contato com os alunos da escola  Escola Estadual Doutor Fernandes Lima. Houve a apresentação dos PIBIDIANOS e do projeto de iniciação à docência, e apresentação do roteiro da semana para os alunos. Foi um momento lindo em que os alunos interagiram tirando dúvidas acerca do PIBID, e alguns abriram as câmeras. Estou muito ansiosa e nervosa com ajudar a corrigir atividades e tirar dúvidas, mas acho que será essencial para minha formação como docente e como estudante da graduação de Letras em geral. 

COMO FAZER ELES SE INTERESSAREM?

      Hoje, dia 29/03, discutimos sobre as postagens do PIBID, sobre a tentativa de aula que tivemos e sobre a nossa função enquanto PIBIDIANOS. A ajuda com a montagem dos planos de aula e roteiros, e ideias para tentar melhorar os problemas da falta de interesse dos alunos para incentivá-los a continuar em sua vida acadêmica. 

FALTA DE INCENTIVO

    Hoje,  tivemos uma palestra ao vivo pelo Youtube, direcionadas aos alunos do PRP( Programa de residência pedagógica) e PIBID( Programa de iniciação à docência). Nela, pudemos refletir, através das falas da professora Suzana Barrios, as dificuldades tanto de interesse pela educação daqueles que deveriam tentar melhorá-la, quanto passadas pelos professores em sala de aula, especialmente no ensino remoto. O ensino remoto mudou a vida de muita gente, e acabou desvalorizando ainda mais as escolas públicas, em relação às escolas particulares, aumentando ainda mais a diferença entre as classes. Diversas vezes os pais têm somente um aparelho para dividir entre todos os filhos que têm em casa para responder as atividades ou até para assistir às aulas, ou até mesmo não tem nem condições de pagar internet, dificultando ainda mais a vida dos estudantes que não tem condições.

REDE SOCIAL AJUDA OU ATRAPALHA?

       Em nossa primeira tentativa de aula pelo Google Meet com os alunos, não conseguimos nos apresentar devido a alguém, que não foi descoberto, que enviou o link da aula em uma rede social em que entrou diversas pessoas que não eram para participar da aula e bloquearam a professora para que ela não conseguisse controlar a plataforma, tornando inviável a aula. Colocaram músicas muito altas e transformaram o que deveria ser uma aula em "festa", o que nos aborreceu bastante porque ia ser nosso primeiro contato com os alunos. A professora e a escola fizeram o boletim de ocorrência e falaram com o setor de TI e o Ministério da Educação.

ENTRANDO NA DOCÊNCIA

Hoje, dia 22/03, tivemos uma reunião com o subgrupo ministrado pela professora Socorro. Ela, que ensina na Escola Estadual Doutor Fernandes Lima, trabalha nessa escola que comporta turmas do sexto do ensino fundamental dois ao terceiro ano médio. Nos foram apresentadas as dificuldades quanto às aulas online, a falta de interesse, a falta de internet ou mesmo a falta de aparelhos eletrônicos necessários para ter acesso tanto às aulas síncronas quanto às atividades passadas em sala de aula. Também nos foi passada a importância de estarmos em contato com os alunos, para entrarmos em contato com a docência na prática, trabalhando em conjunto com a professora em projetos que fisguem a atenção dos alunos e os deixe interessados. Quarta-feira, dia 24/03 iremos acompanhar nossa primeira aula, dando início, agora para valer, no projeto do PIBID.

AULAS REMOTAS

Hoje, 17/03, houve a oitava reunião do PIBID. Nela, discutimos sobre a mesma ser quinzenal para também nos reunirmos somente com os três subgrupos em que fomos divididos. Com isso, também nos foi passado que vamos começar a acompanhar as professoras (remotamente) em suas aulas para observar e estar mais em contato com a docência em si. Cada professora apresentou uma das aulas que foi passada para seus alunos e também comentaram sobre suas dificuldades em sala de aula, nos fazendo refletir sobre diversos aspectos da educação. 

CONSUMISMO

       Nos foi passada uma aula para comentarmos sobre. O meu grupo, liderado pela professora Socorro, teve como aula dada por ela o tema:  Educação para o consumo: a diferença entre consumo e consumismo. Nela, foram apresentadas diversas discussões e como conteúdo linguístico foi dado c oesão e coerência no processamento do texto. Nessa aula, tiveram várias questões de interpretação  relacionadas ao texto: OS MALES DO CONSUMO DESENFREADO; sendo algumas fechadas para marcar X e outras abertas para discussão. Foi passada outra atividade também, podendo ser um texto de no mínimo 10 linhas ou um vídeo de dois minutos explicando o que o aluno havia entendido sobre o assunto. Nos foi passado algumas fotos de exemplos de atividades respondidas e memes relacionados à diferença de consumo e consumismo. 

SOBRE OS ARTIGOS

 No dia 10/03, sétima reunião do pibid, falamos sobre as atividades referentes aos artigos 1 e 2. Sendo 1- "O ingresso na prática docente dos letramentos sociais: caminhos para (re) encontros com o mundo da leitura" e 2- "Pedagogia transmídia: reflexões sobre uma proposta de leitura literária dentro da cultura de convergência". Teve uma interação entre os alunos e professores em que os alunos perguntavam um aos outros a pergunta que lhes foi passada pelos professores, ou melhor, coordenadores, Andrea e Fernando, sobre os artigos. Também foi discutido sobre o lugar de fala, e deu-se o exemplo do professor e do médico, porque cada um em sua especialidade tem um lugar de fala diferenciado daqueles que não exercem a profissão, tendo um peso maior em sua fala referente a sua área.

DETALHES SOBRE OS ARTIGOS

  Atividades referentes aos artigos 1- “ O ingresso na prática docente dos letramentos sociais: caminhos para (re) encontros com o mundo da leitura” e artigo 2- “ Pedagogia transmídia: reflexões sobre uma proposta de leitura literária dentro da cultura de convergência.” Sobre o artigo 1 a)       A)   “Primeiro, precisávamos estar abertos para enxergar a realidade estudada de forma plural no encontro com o outro- “saber ver” (WINKIN, 1998, p. 69). O desafio era o de entrar no campo de pesquisa deixando de lado nossos valores, crenças e visão de mundo, questionando-nos constantemente ao longo de todo o estudo, não por meio de perguntas retóricas, mas de perguntas reais de pesquisa.” b)      B)     “O pesquisador, inserido no campo de pesquisa, não é, e nunca será, apenas um observador neutro. Por essa razão, é fundamental que o pesquisador saiba, de antemão, que haverá necessidade de ele, em sua ação pedagógica, “negociar seu papel...

SOBRE XINGU

      Na reunião do dia 24/02, comentamos os trabalhos referentes ao filme Xingu, falamos sobre etnografia, sobre a abordagem das pessoas que trabalham nessa área e a relação dessa área com o filme que foi apresentado. Ele, que tem contato direto do branco com uma aldeia indígena, faz essa relação com a mistura de culturas dos brancos, que chegam lá vestidos, e dos índios que estão assustados e nus diante do branco que chega armado em sua terra." A etnografia nos faz repensar a entrada no território do outro". Etnografia é o estudo descritivo da cultura dos povos, sua língua, raça, religião, hábitos etc., como também das manifestações materiais de suas atividades. É a ciência das etnias, do grego ethos(cultura) + graphe(escrita).  

RESENHAS

 Link das resenhas dos livros: O incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação e A  Elegância do Ouriço.  O incolor Tsukuru Tazaki foi escrito por Haruki Murakami e publicado em 23 de outubro de 2014.  https://www.youtube.com/watch?v=aH6NGJT6p58  Fala sobre um menino que participava de um grupo de amigos, mas do nada foi excluído. Ele não sabia o porque e acabou se fechando para o mundo, com medo de ser abandonado novamente. A Elegância do Ouriço foi escrito por Muriel Barbery e publicado em 31 de agosto de 2006.  https://www.youtube.com/watch?v=DcUUXzCL0lo Têm duas personagens principais, Reneé uma concierge ( zeladora) e Paloma, uma menina de 12 anos que quer encontrar o sentido da vida. As duas tem muito em comum mas não sabem ainda. Um personagem chega para abalar o prédio. 

DETALHES SOBRE XINGU

Imagem
Contexto: O filme se passa no ano de 1943, no Brasil, durante o governo de Getúlio Vargas, com destaque para os irmãos Villas-Bôas que se alistam para a Expedição Roncador-Xingu, que tinha por objetivo povoar as terras do norte e usá-las para agropecuária. Os Villas-Bôas em busca de aventuras, deixam para trás uma vida confortável e socialmente estável. Desenvolvimento: Durante a expedição os alistados percebem que estão cercados por indígenas, os quais mais tarde irão abrigá-los em suas tribos. Porém, o contato entre os homens brancos urbanizados com os indígenas leva a uma epidemia de gripe, a qual os irmãos Villas-Bôas tentam contornar pedindo ajuda médica ao governo e mesmo com auxílio metade da tribo é perdida. Durante a expedição os peões precisam entregar pistas de pouso para o governo reconhecer o território e apresentar os planos de divisão das terras, e os irmãos Villas-Bôas percebem que a urbanização das terras indígenas irá provocar tragédias em diversas tribos que nunca ti...

RESENHA DO FILME XINGU

            Resenha do Filme: Xingu O filme foi lançado em 6 de abril de 2012 no Brasil, tendo como diretor Cao Hamburguer. O autor, nascido em 27 de fevereiro de 1962, é também diretor e produtor cinematográfico brasileiro de origem judaica. O filme é baseado em uma história real dos irmãos Villas Bôas que se infiltraram em um projeto com o nome “roncador” que entrava em contato com os índios. Eram recrutados somente pessoas sem instrução e com experiência de trabalhos braçais. Eles, que estudaram nas melhores escolas, largaram tudo para viver no mato, como eles mesmos dizem no filme. Eles acabaram trazendo médicos e vacinas para proteger os índios  das doenças dos brancos após a morte de metade da aldeia com gripe. Depois disso, índios de outra aldeia ( kaiabis) foram acolhidos pelos brancos com planos para montar um estado só de aldeias para cada índio ter sua própria aldeia. Acabou tendo uma polêmica envolvendo um dos irmãos engravidando uma...

FILHO DE MIL HOMENS

      Na reunião do dia 20/01,  vemos mais algumas resenhas referentes ao livro de Valter Hugo Mãe, o filho de mil homens. Falamos também sobre o Letramento, o ensino da língua padronizado, da formação das pessoas que sabem o que é um texto dissertativo e sabem escrever "bem". Cita o texto de STREET Brian, " Letramentos sociais". Na visão etnográfica educacional, citada na reunião, tem o intuito de ver o conteúdo na visão do aluno, pensar em como poderia passar da melhor forma o assunto para melhor entendimento. Nos foi passado também um trabalho sobre o filme Xingu, que se trata de um documentário nacional feito pelos irmãos Villas boas na comunidade indígena Xingu. 

APRESENTANDO RESENHAS

       Na reunião antenior, no dia 13/01, primeira reunião de 2021, ocorreram as apresentações de algumas resenhas em vídeo sobre o livro: " O filho de mil homens" e podemos ver que ninguém interpretou do mesmo modo, mesmo sendo livros iguais. Também nos foi passado dois livros para escolhermos entre eles ou fazer duas resenhas, " A elegância do ouriço", escrito por Muriel Barbery, e "O incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de Peregrinação" , escrito por Haruki Murakami.

SOBRE O FILHO DE MIL HOMENS

Resenha do livro: O filho de mil homens - https://youtu.be/8Cpg6Q7K3SY Aluna: Graziela de Maria Autor: Valter Hugo Mãe ( nome artístico) Origem do autor: Nasceu em Angola, mas se mudou para Portugal, se naturalizando português. Ano de publicação do Livro: 2011 Livro que faz crítica aos preconceitos sociais e nos faz pensar sobre o sentido de família. 

POR QUE LER?

      Na reunião do dia 09/12, falamos sobre diversos assuntos. A  importância dos alunos, tanto de Letras, quanto das escolas, lerem não só as grandes obras, as clássicas e antigas, mas também as da  contemporaneidade para entrar em contato com nossa realidade, não ficar perdido em realidades fictícias ou antigas. A literatura serve para ensinar, desenvolver e refugiar. O ensinamento se dá através da formação de pensamento crítico e a melhora da escrita e compreensão da língua lida. O desenvolvimento dá-se ao aumento da criatividade dos leitores e na melhora de seus textos, ajudando-os mais e mais no dia a dia.  O refúgio, na minha opinião, dá-se para a nossa imaginação. Nada melhor do que pegar um livro e folheá-lo sem se preocupar com o mundo que ocorre em nossa volta, adentrando na história e imaginando como seria estarmos naquele mundo inventado pelo autor.      Nos foi passado também uma resenha de um livro que eu já tinha ouvido f...