DETALHES SOBRE OS ARTIGOS
Atividades referentes aos artigos 1- “ O ingresso na prática
docente dos letramentos sociais: caminhos para (re) encontros com o mundo da
leitura” e artigo 2- “ Pedagogia transmídia: reflexões sobre uma proposta de
leitura literária dentro da cultura de convergência.”
Sobre o
artigo 1
a) A) “Primeiro, precisávamos estar abertos para
enxergar a realidade estudada de forma plural no encontro com o outro- “saber
ver” (WINKIN, 1998, p. 69). O desafio era o de entrar no campo de pesquisa
deixando de lado nossos valores, crenças e visão de mundo, questionando-nos
constantemente ao longo de todo o estudo, não por meio de perguntas retóricas,
mas de perguntas reais de pesquisa.”
b) B) “O pesquisador, inserido no campo de pesquisa, não é, e nunca será, apenas um observador neutro. Por essa razão, é fundamental que o pesquisador saiba, de antemão, que haverá necessidade de ele, em sua ação pedagógica, “negociar seu papel identitário, no sentido de saber qual será seu papel em determinados momentos de pesquisa.” (Cf. FRITZEN, 2011, p. 59)”
Sobre o artigo 2
a A) “Apesar do nosso receio inicial com relação aos
alunos e seus interesses pela leitura, o projeto nos permitiu vivenciar muitas
experiências boas, que levaremos para nossa profissão docente, assim como
trouxe inovações às práticas pedagógicas viciosas e já pouco produtivas.
Enquanto as turmas liam e colocavam metas de leitura, entravam em contato como
universos ficcionais, por meio de quadrinhos, fotos, vídeos, memes, paródias e
fanfics, aumentando seu repertório de referências sobre os livros que estavam
lendo e tinham muitas oportunidades para se aprofundar nas obras e compreender
as mensagens."
Comentários
Postar um comentário