DETALHES SOBRE OS ARTIGOS

 

Atividades referentes aos artigos 1- “ O ingresso na prática docente dos letramentos sociais: caminhos para (re) encontros com o mundo da leitura” e artigo 2- “ Pedagogia transmídia: reflexões sobre uma proposta de leitura literária dentro da cultura de convergência.”

Sobre o artigo 1

a)      A) “Primeiro, precisávamos estar abertos para enxergar a realidade estudada de forma plural no encontro com o outro- “saber ver” (WINKIN, 1998, p. 69). O desafio era o de entrar no campo de pesquisa deixando de lado nossos valores, crenças e visão de mundo, questionando-nos constantemente ao longo de todo o estudo, não por meio de perguntas retóricas, mas de perguntas reais de pesquisa.”

b)     B)  “O pesquisador, inserido no campo de pesquisa, não é, e nunca será, apenas um observador neutro. Por essa razão, é fundamental que o pesquisador saiba, de antemão, que haverá necessidade de ele, em sua ação pedagógica, “negociar seu papel identitário, no sentido de saber qual será seu papel em determinados momentos de pesquisa.” (Cf. FRITZEN, 2011, p. 59)”

 

Sobre o artigo 2

     A)  “Apesar do nosso receio inicial com relação aos alunos e seus interesses pela leitura, o projeto nos permitiu vivenciar muitas experiências boas, que levaremos para nossa profissão docente, assim como trouxe inovações às práticas pedagógicas viciosas e já pouco produtivas. Enquanto as turmas liam e colocavam metas de leitura, entravam em contato como universos ficcionais, por meio de quadrinhos, fotos, vídeos, memes, paródias e fanfics, aumentando seu repertório de referências sobre os livros que estavam lendo e tinham muitas oportunidades para se aprofundar nas obras e compreender as mensagens."

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA DESPEDIDA...

RESENHA DO FILME XINGU

DESPEDIDA DA TURMA