Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2022

VOLTANDO AO PRESENCIAL

 Tivemos uma reunião com a supervisora do nosso subgrupo, Dóris, em que falamos das opções que podemos usar para melhor interagir com os alunos até voltarmos para o presencial. Estamos vendo as possibilidades de mudança do dia da aula, e a complicação da maioria dos pibidianos do nosso grupo estudar à tarde e termos que dar aula à tarde. 

APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS COM AS NOVAS REALIDADES

 Reunião com o intuito de apresentar os novos projetos com as duas supervisoras novas e o continuamento do projeto da Mitia, a que supervisora que já estava ano passado, mas com outra turma. Cada uma apresentou sua forma de trabalho inicial, as apresentações dos pibidianos aos alunos, a não participação dos alunos, principalmente Whatsapp que não tem muito o controle de quem realmente está prestando atenção na aula, dificultando esse processo do aluno como protagonista da formação de seus próprios conhecimentos.  

DIA 21/03

 Segunda aula acompanhando a professora Dóris, que está passando crônica para os alunos. Muitos acham textos de dois parágrafos grandes, então ela decidiu dar esse assunto para facilitar o aprendizado deles. Como sempre, nessa turma, Júnior é o aluno que se destaca participando mais, tendo outro(a) aluno(a) também participando mas de um jeito difícil de identificar porque seu nome no Whatsapp ( por onde são realizadas as aulas) é um emoji amarelo com corações nos olhos em vez de seu próprio nome. 

MUDANÇAS

Conversamos acerca do plano de aula que vamos dar para os alunos do CEJA. O projeto está vindo de uma nova maneira nesse começo de ano, nova supervisora, novo colégio, nova turma, fim de projeto.. Tudo está vindo de uma forma diferente e a nossa reunião, que era dia de segunda, mudou para sexta, em que conversamos com a supervisora sobre o planejamento de aula e sobre o que devemos fazer como PIBIDIANOS dentro do projeto que está em seu encerramento. 

FEEDBACKS

 Reunião com todos do PIBID sobre as ações que realizamos no projeto. Falamos sobre o relatório final e sobre o que achamos do período em que estamos no pibid. Ficamos sabendo que o nosso contrato vai acabar dia 27 de abril e no próximo está sendo analisado um aumento, porque devido à inflação o dinheiro que ganhamos não tem a mesma funcionalidade que tinha há alguns anos atrás. Muitas discussões foram colocadas em pauta, como cada escola só podendo participar uma vez do pibid, ou as dificuldades que teremos que enfrentar agora com nosso salário atual e o retorno presencial.

PRIMEIRO CONTATO COM O CEJA

 Primeiro contato com as aulas pelo Whatsapp. Tive dificuldade de acompanhar pela mudança de formato, já que com a outra supervisora nós apresentávamos pelo Meet. Cada pibidiano do meu subgrupo mandou um vídeo se apresentando, dizendo seu nome, do que gostava, curso que fazia e a idade. Nesse primeiro momento, quem interagiu bastante foi o Júnior, um dos alunos da turma. A proposta de trabalhar com adultos no CEJA também está sendo bem diferente, já que a turma da outra escola era do nono ano. Então a dinâmica mudou, "o público alvo", então a forma de trabalhar também muda, já que adolescentes conhecem mais (muitas vezes) as mídias atuais, como a proposta do instagram que fizemos com eles.

PRIMEIRA REUNIÃO

 Hoje tivemos nossa primeira reunião com a nova supervisora Dóris, que irá nos apoiar até o final do projeto. Vamos mudar de escola e de horário, já que vamos passar de uma turma com faixa etária de 14/15 anos de nono ano para uma turma fora de faixa de EJA modular no CEJA. Mudamos também o dia da reunião com o subgrupo, que passou de segunda para sexta no mesmo horário.

Desafios Impostos pela Pandemia para a Formação dos Profissionais da Educação

 Hoje não tivemos reunião do PIBID, mas houve essa palestra no Youtube, na qual foram citadas as dificuldades gerais durante a pandemia, não somente as referentes à educação. A palestrante, Bernadete Gatti, que tem diversas formações, falou a realidade da pandemia, como as dificuldades interacionais entre as famílias que ficaram sempre juntas em casa no começo da pandemia e entre amigos, que ficaram muito tempo sem se ver. Ela citou a importância da pesquisa na formação acadêmica e das novas formas de ensino, observando os tipos de alunos e adaptando cada vez mais as aulas para impactá-los e tornar relevantes as aulas, incentivando-os nessa busca do próprio conhecimento.

WEBJORNAL

      A professora Mítia mostrou uma oficina jornalística que foi realizada em 2011, em que os alunos se juntaram para fazer reportagens, através de um WEB JORNAL. Nos foi apresentado o cronograma das atividades para realização desse trabalho e como considerações finais, têm-se o uso de metodologias ativas como exemplo: " Observando que o trabalho de ensino torna-se mais atraente quando os educandos são convidados a participar do processo de ensino e aprendizagem", levando-nos a considerar essa quebra do ensino tradicional em que o professor é o centro, transformando o aluno em agente da própria formação do conhecimento. Ela contou um relato de um aluno que estava tendo dificuldade para escolher um livro, porque ele nunca havia lido um, e depois que começou a ler, mesmo com dificuldade, ele foi se envolvendo no livro e entrando de cabeça na história.