Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2022

INÍCIO DAS OFICINAS

     Discussão do modelo das oficinas pela supervisoras Andrea e Alessandra. Ouvimos um podcast e falamos sobre o retorno às aulas, que podem ser presenciais, dependendo de como as novas variantes andarão. Um roteiro foi passado acerca das oficinas que iremos produzir, tanto os pibidianos quanto os professores supervisores de grupos, para os alunos em sala de aula. A proposta pedagógica é uma leitura e produção de textos, incluindo os literários, que envolvam o diálogo entre diferentes linguagens, dividindo os alunos em grupos e fazendo playlist comentadas com a turma para dar espaço ao aluno e ajudá-lo na construção de seu próprio conhecimento. 

RETORNO DAS REUNIÕES E NOVAS SUPERVISORAS

      A problemática dentro do PIBID da diferença da educação tradicional para os métodos inovadores que tentamos adquirir para incentivar os alunos, através dos Multiletramentos e das plataformas digitais para desenvolver o conhecimento dos alunos ainda mais nesse tempo de pandemia em que houve muitos desistentes com muitas dificuldades de internet, em que não conseguiam entrar em sala de aula pelo Meet ou até mesmo pelo Whatsapp devido a quantidade indevida de aparelhos em relação às pessoas que estariam usando na mesma casa. Com a nova variante e o novo surto de COVID e GRIPE, a UFAL (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS), decidiu não ter previsão para volta às aulas presenciais, dificultando também as aulas em que estaríamos indo presencialmente com os alunos, e com os as escolas paralizadas, para dar andamento ao PIBID, foram propostas oficinas para esse final de projeto de pesquisa em que estamos desde o final de 2020. 

Últimos meses do PIBID e um novo ano que se começa

       Voltamos hoje com as reuniões, ainda onlines, do PIBID ( Programa de Iniciação à docência), com a presença da professora Doris de Lima, que falou sobre as dificuldades da escola após auxiliarem pessoas em questão de vulnerabilidade social que deixaram a escola em situações precárias levando muitas coisas que havia por lá. As aulas dadas pelo Whatsapp pela falta de internet para entrar no Google Meet, Avaliação diagnóstica e Sequências didáticas e roteiros de estudos para auxiliar esses estudantes em sua jornada de estudos já que não está havendo aulas presenciais. Depois tivemos Livia Soares, que falou das dificuldades com a turma de terceiro ano de ensino médio que estavam prestes a fazerem o ENEM e o quanto a professora os incentivou, imprimindo suas redações e fazendo um desafio de fazer uma redação por dia faltando pouco tempo para a prova e o quanto ela ficou surpresa com a quantidade de respostas positivas dos alunos. Foi falado também quando irá se ence...